Como fazer um currículo?



Oi pessoal, falta uma semana (ou menos) pra eu iniciar meu estágio numa escola e é óbvio que eu estou super ansiosa e feliz e ansiosa e nervosa. Pra diminuir um pouco esta ansiedade eu decidi trazer um post sobre como fazer um currículo coerente. Sei que no início da carreira profissional a gente fica meio perdido com o que colocar e como fazer: casual, sério, colorido, preto e branco etc. Por isso eu vim falar um pouco como eu fiz o meu currículo (ou os).

Qual é a empresa que você quer trabalhar? Aquela lá dos seus sonhos mesmo!


Antes de qualquer coisa você tem que ter noção de onde você quer estagiar: que tipo de empresa te agrada, qual é o perfil dessa empresa (ela é contemporânea ou tradicional). Me usando de exemplo, eu busquei escolas grandes que me agregariam uma boa experiência. Selecionei algumas escolas construtivistas, mas o meu foco era as tradicionais, pois sinto que precisava ter uma noção de como funcionava uma escola realmente grande e com um mais história.

Então eu preparei o que achava importante ser colocado no meu currículo. Isto é bastante importante porque de nada adianta o seu curso de verão de fotografia se você vai trabalhar numa indústria, por exemplo. 

Selecione os cursos, experiências e assuntos que te interessam e que vai de encontro com o perfil da empresa.


Exemplo: se você é cristão e acredita numa educação através de Deus, não seria interessante para uma escola que é laica.

Depois que você selecionar como você gostaria de ser visto pela empresa, você vai ter que organizar isso tudo num currículo. Eu coloco normalmente no meu os seguintes itens:
  1. Contato: sempre coloque seu nome, seu e-mail, telefones, sua localização (eu coloco normalmente o bairro onde moro e cidade ou meu CEP), eu costumo colocar também o username do meu linkedin (acho bastante relevante visto que eu atualizo ele com mais frequência).
  2. Resumo pessoal: quem é você e qual a diferença que você quer fazer no mundo. Se você tiver certa experiência em alguma área é interessante colocar também.
  3. Educação: seu nível acadêmico-profissional (graduação, curso técnico, ensino médio), eu costumo colocar o nome do curso, a instituição, período de início e término. Se você fez algum projeto bacana ou faz parte de algum projeto de pesquisa que agregue pode ser colocado aqui também.
  4. Experiência profissional: aqui você vai colocar alguma experiência que você teve no mercado de trabalho, pode ser jovem aprendiz, estágio, trabalho com carteira assinada etc.
  5. Cursos extracurriculares e outros: se você fez cursos relevantes para a área que busca atuar é bastante relevante colocar, não esqueça também de colocar se você tem cursos de línguas, intercâmbios, participou de premiações (mesmo que não tenha ganhado).
Depois de ter feito esse apanhado de informações super relevantes sobre você é hora de colocar num layout bonito, limpo e que combine com você, certo? Não que combine com a empresa!

Eu acredito muito que a empresa tem que olhar aquele currículo e pensar "nossa a cara da empresa". Então entre no site dela, fuce no facebook, no instagram, no blog dela e encontre a "personalidade" da empresa. Sim, ela tem uma!

Normalmente eu faço a paleta de cores baseada na paleta de cores da empresa: se o logo é amarelo e vermelho, vou fazer alguns destaques no currículo amarelo e vermelho. O seu currículo tem que ter personalidade, o texto e a maneira que você organiza ele e as cores vai dizer muito sobre como você quer ser visto pela empresa. Então se dedique, tire um dia pra fazer isso, aquele dia que você está com paciência.

Eu uso o Canva, busco dois ou três layouts que tem a minha cara, mudo o texto para aquele que eu escrevi e altero as cores. Normalmente eu tento ser minimalista, até para impressão sair do jeito que planejei.

Eu tenho um currículo para escolas contemporâneas, outro para escola tradicional e um pra engenharia. É padrão, quando vou enviar para uma empresa eu mudo as cores pra ficar com a cara da empresa, mas o texto e a estrutura em si já está pronto.
Uma escola moderna normalmente pensa no ensino através do indivíduo interagindo com o mundo e com seus pares, então ela preza mais pela maneira que o professor vê o mundo e interage com ele.

Uma escola tradicional é normalmente mais empirista*, mesmo tendo que se utilizar da BNCC ela tem um pouco mais dificuldade de sair da caixa. Costuma ter mais regras, tem um processo de seleção tradicional, com entrevistas mais engessadas e cheia de protocolos.

Na engenharia, você precisa ter conhecimento de pelo menos uma linguagem de programação, as mais comuns são: Java, Python e C. Se você for pra área de desenvolvimento web, ter noção de HTML, CSS, JavaScript é imprescindível.

Por último, mas não menos importante, a impressão! 

Hoje raramente a gente imprime né, mas tem empresas que pedem pra você levar no dia da entrevista e outras que é bom levar pessoalmente (principalmente em escolas). Eu imprimo meu currículo em papel com gramatura maior que sulfite *120g*. Acho que ele destaca bastante dos que são impressos em folha de sulfite normal, então é uma chance maior do carinha do RH olhar ele rs.

Sempre deixo dois currículos na minha pasta da faculdade, nunca se sabe quando você vai precisar (né nom?), se você esta procurando mesmo um estágio recomendo fortemente fazer isso.

Eu vou ficando por aqui me digam se curtiram esse post maravilindo e grande eu sei desculpa aqui nos comentários e compartilhe ele com outras pessoas que estão precisando de um currículo novinho!


Aumente seu repertório com estes posts também...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Organizando a semana com método Alastair

Como escolhi meu curso?

Organização trimestral + freebie