Como escolhi meu curso?


Oi pessoal tudo bem? Hoje vim falar de um assunto que sempre aparece nas mensagens que recebo no instagram "como e porque escolheu pedagogia e engenharia da computação?".
Hoje eu vou responder essa pergunta frequente aqui neste post, então bora!



Primeiro de tudo eu gosto sempre de falar que eu não imaginava que ia fazer esses dois cursos, de fato não foi planejado e tão pouco me planejei para este momento. As coisas aconteceram de uma forma meio que espontânea.

Para contextualizar vocês de um fato da minha vida é que: eu fiz dois anos de física na USP e abandonei o curso porque não consegui conciliar minha vida acadêmica com o tempo dedicado a minha filha que na época era bem pequenina.

Dito isto, volto para o momento quando saí da USP desolada e com a autoestima intelectual extremamente abalada. Me sentia burra e incapaz de aprender qualquer coisa, isso me isolou por um semestre em casa com a minha filha. Na época também passei por dificuldades financeiras com a minha mãe e acabei indo morar com meu parceiro Renato. Foi uma série de mudanças emocionais, mas eu não queria parar de estudar por nada. Sentia que se parasse ia perder o hábito, então decidi em 2017 começar um curso técnico em mecânica. Achei que precisava refrescar minha cabeça com algo que não exigisse tanto de mim (foi o que pensei) e que me desse tempo pra ficar com a minha filha.
O período que estudei no SENAI foi enriquecedor para mim, profissionalmente e emocionalmente. Conheci pessoas maravilhosas que me ensinaram muito da indústria e da vida, também consegui retomar aos poucos a confiança em mim mesma.

Ainda em 2017, segundo semestre, eu iniciei o curso da engenharia da computação a distância. Eu tinha o período da manhã e da noite livre e conseguia me dedicar a ele. Fora que os primeiros anos foram de matérias básicas que eu já tinha visto na USP.
Conforme o tempo passava eu refletia cada vez mais a respeito de que área deveria seguir, ficar na engenharia, ir para a indústria (que sinceramente acho uma área bem bacana), ou conhecer ainda outros caminhos. Nisso conheci a faculdade que hoje faço pedagogia.
Minha mãe me incentivou a conhecer a forma que eles ensinavam e eu fui, sempre gostei de aprender sobre áreas diferentes e sempre tive interesse por diversos assuntos. Fiz dois cursos extracurriculares lá e me apaixonei.

Bateu aquela questão: será que não estou louca? querendo fazer muita coisa? querendo fazer coisas totalmente distintas? darei conta? os cursos são diferentes demais.

Enfim, conversei bastante com o Renato e decidi me aventurar nessa experiência. Pleiteei uma bolsa de estudos (porque é pago e é bem caro), e estou nessa aventura desde então.
E foi assim que cheguei nesse momento que estou agora, não tem nenhuma história super emocionante de encontro, mas eu realmente gosto muito das duas áreas e gostaria de unir as duas num futuro próximo. Sempre que me perguntam qual área eu vou seguir eu digo que "procuro ensinar através da tecnologia". E é isso, eu acho que a tecnologia pode e vai ser um aliado importantíssimo da educação (em diversas idades) e é por isso que estou aqui.

Vou preparar um post lindão falando das dificuldades e facilidades de estudar duas áreas tão distintas, mas por enquanto vou ficando por aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Organizando a semana com método Alastair

Organização trimestral + freebie