Como lidar com falta de tempo?


Eu estava refletindo muito esses dias sobre falta de tempo, sim é uma coisa que já tinha imaginado que aconteceria com o começo do estágio, mas realmente parece que a gente acorda vai pra faculdade, vai pro estágio e pronto acabou o dia.

Mesmo assim estou conseguindo postar aqui bem mais do que imaginava que conseguiria e vou deixar aqui algumas dicas de como gerencio o meu tempo. Já aviso, não dá pra fazer tudo mesmo e é cansativo e a gente se sente bastante frustrado por não dar atenção para algumas coisas que é bastante importante pra nós, mas é isso é fase e passa.

Das melhores dicas que posso falar é: saiba o tempo que você tem e as tarefas que você tem pra fazer! É isso beijo e tchau!

Brincadeirinha, depois você PRECISA (em letra garrafais mesmo) gerenciar o seu tempo da melhor maneira possível. Os meus dias apesar de corrido, seguem uma rotina bem específica: exercício, faculdade, almoço, estágio e casa. É isso praticamente todos os dias!

Como esta é a minha rotina eu faço de tudo pra não deixar falhar, pra ir fazer exercício de manhã eu preciso deixar minha roupa preparada a noite. Se tenho que ir pra faculdade depois então tenho que começar cedo os exercícios pra não me atrasar. Se tenho que almoçar, preciso deixar meu almoço ponto antes de sair de casa (eu faço minha comida no domingo, deixo em potinhos e preparo a marmita na noite anterior). Se tenho que ir para o estágio e não posso me atrasar, tenho que sair cedo da faculdade pra pegar o ônibus (eu deixo pra almoçar no estágio mesmo).

Otimizar o tempo significa evitar transtornos no momento que você precisa se preocupar com as tarefas. Você não vai pensar no que vai almoçar quando você está com fome, evitar esses transtornos, ajuda o dia a seguir mais tranquilamente.

Cansativo, vai ser mesmo porque a rotina é cansativa e normalmente as coisas dependem de você pra serem feitas. Ninguém vai estudar por você, ninguém vai fazer os exercícios por você, você precisa se responsabilizar por isso.

Pra mim essa é a parte mais difícil, quando deixo de fazer algo, me sinto extremamente frustrada e incapaz. Me puno muito emocionalmente, fico ansiosa e triste. Mas precisamos também deixar espaço para possíveis problemas, se está cansada demais (semana de provas hello) você nem ninguém vai morrer se faltar na academia. Nós temos 25% de faltas permitidas na faculdade, se organize para deixar algumas para aqueles momentos de muito cansaço (não falte no início do semestre JAMAIS).

Tarefas trabalhosas e complicadas, deixe pra fazer no fim de semana. Se você como eu também tem que lavar roupa, limpar banheiro, lavar louça, fazer comida etc. Se organize para fazer isso aos fins de semana, divida o trabalho com pessoas que divide a casa, peça ajuda quando necessário ou se puder pague alguém pra te ajudar com essas tarefas. Você NÃO PRECISA DAR CONTA DE TUDO!

Esse é um papo super importante também, que pretendo falar em outro momento, mas que é importante de frisar: VOCÊ NÃO CONSEGUE FAZER TUDO PERFEITO!

As pessoas que tem um milhão de projetos que você vê na internet, TÊM AJUDA! Muitas, os pais ou companheiros (como eu) ajudam, financeiramente e com as tarefas. Temos nossos privilégios e por isso algumas coisas acontecem de maneira mais simples.

Não se compare com elas, a sua trajetória é única!

Enfim, vou ficando por aqui. Espero que esse post tenha sido bom pra você de alguma forma. Me diz aqui o que você faz pra facilitar a correria do dia-a-dia e que é uma mão na roda, se você não faz nada ainda o que gostaria de fazer?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Organizando a semana com método Alastair

Como escolhi meu curso?

Organização trimestral + freebie